TESTE GRATUITO DE PERSONALIDADE
Centro de Orientação
Profissional e Vocacional
COP-VOCO é um software criado pelo Objetivo que usa perguntas para classificar o perfil do aluno nas diversas áreas do conhecimento humano.
Mesmo com todas as dicas ainda está difícil decidir pelo curso que vai fazer sua cabeça pelos próximos 4 ou 5 anos? Abaixo seguem as 12 principais dúvidas que tomam o sono de 8 entre 10 estudantes do Ensino Médio.
Como faço para me decidir sobre qual faculdade cursar?
Primeiramente não existe uma fórmula mágica, isso é uma questão de autoconhecimento e pesquisa. Você deve pensar que, a princípio, é esta profissão que vai lhe sustentar para o resto da vida (claro que você poderá mudar o rumo de sua vida profissional ao longo do tempo, mas este é o primeiro ponto a ser analisado). É uma espécie de aposta no futuro, onde devem ser pesados seus interesses nesta carreira, se as atividades desta profissão vão lhe dar satisfação e se se enquadram no seu estilo de vida. Por exemplo, não dá para escolher o Direito se você gosta mesmo é de praticar exercícios e esportes radicais. O ideal é se inteirar sobre as diferentes carreiras e o que elas esperam deste profissional.
1
Será que a carreira que eu escolhi vai me trazer retorno no futuro?
Qual retorno você procura? Financeiro? Reconhecimento? Fama?
Profissionais afirmam que a melhor escolha é a escolha que te faz feliz e que na maioria das vezes está associada ao prazer de se fazer o que gosta. Este é o maior incentivo para continuar se aperfeiçoando, se atualizando e estudando. O profissional que tem reconhecimento e retorno financeiro é aquele que consegue enxergar novas oportunidades e se destacar dentre os outros e para isso é preciso ficar atento às chances de estágio e emprego.
2
Tenho algumas opções de curso em mente. Opto por aquela que me identifico ou por aquela outra que trará maior retorno financeiro?
A resposta da pergunta anterior já pode dar uma norteada nesses pensamentos. Qual o padrão de vida que você deseja levar na sua vida adulta? Simples ou luxuosa? Isso deve ser pesado se o aspecto financeiro é muito importante para você, no entanto, especialistas recomendam que a escolha por um curso não seja feita com base na moda ou no momento atual do mercado de trabalho, pois este está em constante mudança e aquela carreira que você gostava, e que decidiu abandonar, pode ser uma boa opção para daqui 5 ou 10 anos.
3
Me interesso por diversas áreas do conhecimento. Como me decidir?
Conhecendo o dia a dia do profissional. As atividades que ele exerce em seu cotidiano se encaixam em seu estilo de vida? Isto lhe faria feliz e realizado como profissional? É preciso pesar os prós e os contras. Por exemplo: se você adora ajudar as pessoas, mas tem medo de sangue, Medicina não é o caminho.
4
Nenhuma área me atrai. Como posso escolher?
Não conseguir identificar o que mais gosta não significa necessariamente não ter interesse por nenhuma área do conhecimento. Por esta razão o trabalho do estudante em se descobrir será maior. Aqueles velhos testes psicológicos podem te ajudar a direcionar seus pensamentos.
5
Como posso ter certeza de que fiz a escolha certa?
Não existe decisão 100% certa, existe decisão acertada para o momento. Isso não quer dizer que a sua escolha deva ser feita como um tiro no escuro. Quanto mais você se conhecer e conhecer a profissão e as atividades que envolvem essa carreira, mais chances você tem de escolher um bom caminho.
6
E se eu tomar a decisão errada?
Errar é natural e nenhuma escolha é definitiva. Optar por uma profissão agora não significa que ela vá fazer parte da sua realidade para o resto de sua vida. O importante é não pensar que essa vai ser a única e última decisão que você vai tomar. Pessoas mudam de opinião e você também pode entrar nessa estatística. O importante é descobrir por que você acha que não tomou a decisão certa. O curso não é o que você pensava? A universidade não lhe agrada? A saudade da família – que pode estar longe – está pesando muito? Se o problema for mesmo não se identificar com a profissão, o ideal é desistir e tentar encontrar outro curso que te deixe realizado.
7
Creio que não tenho habilidade para o curso que escolhi. Que devo fazer?
Antes de tudo: você tem certeza do que está dizendo? Habilidades são desenvolvidas ao longo do curso e ao longo da vida. Quer estudar música e não é muito bom com instrumentos ou canto? Quer fazer design, mas não leva jeito para desenhar? Quer ser jornalista e tem dificuldade em escrever? Procure se avaliar para encontrar essas respostas antes de desistir do curso que sempre sonhou em fazer.
8
E se eu quiser fazer dois cursos ao mesmo tempo? Vale a pena?
Vale a pena se os dois cursos se complementarem, como Administração e Hotelaria ou Jornalismo e Economia, por exemplo. Possuir duas graduações é um diferencial no currículo que pode abrir portas no mercado de trabalho. Ou fechá-las, já que um contratador também pode ver dois cursos muito diferentes como um ponto negativo: isto pode indicar que você tem dificuldade para tomar decisões. É importante lembrar que ao se dedicar a duas faculdades você terá o dobro do trabalho e metade do tempo, o que pode prejudicar o aproveitamento dos cursos. Além disso, se ocupando em período integral você não terá tempo para fazer um estágio, que é bastante valorizado pelo mercado de trabalho. Uma opção é fazer um curso que permita que você se especialize em outra área, como se graduar em História e fazer pós em História da Arte.
9
Meus pais acreditam que eu deva seguir uma carreira quando na verdade quero outra completamente diferente. O que fazer?
Escute os argumentos de seus pais. Se depois de ouvir tudo o que eles têm para dizer você continuar acreditando que o seu caminho é outro, faça prevalecer a sua vontade. Pode parecer cômodo seguir a tradição da família escolhendo a mesma profissão do pai e trabalhar em seu escritório/consultório, mas se você não for feliz, nada disso terá valor.
10
O que devo considerar para escolher a universidade onde estudar?
Para começar você deve se certificar de que o curso é autorizado pelo Ministério da Educação. Para isso, consulte o site do MEC. Depois disso é bom conferir a qualidade do ensino desta faculdade, que é aferida pela nota do Enade (faça uma consulta). Se você optar por uma universidade particular, deve se inteirar sobre o preço das mensalidades e a possibilidade de fazer um financiamento estudantil ou de conseguir uma bolsa de estudos. A localização da instituição também deve ser levada em conta, já que é preciso calcular o tempo que se gastará para chegar e ainda os custos com gasolina e transporte público. Quer mais dicas para escolher uma faculdade sob medida?
11
Será que consigo passar no vestibular para o curso que quero?
Nesta fase da vida pode parecer tentador desistir do que é difícil para garantir aquilo que é mais fácil. De que adianta prestar para Biomedicina – porque a concorrência é menor – se o que você quer mesmo é fazer Medicina? Será que você não vai se sentir frustrado daqui alguns anos? Às vezes vale a pena se preparar por mais tempo com a ajuda de um cursinho do que desistir da faculdade antes mesmo de tentar.
12
Salário
No Brasil, o site oficial para consultar o piso salarial das profissões geralmente é o Portal da Transparência ou o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No entanto, o piso salarial pode variar conforme a categoria profissional e o estado, sendo que algumas profissões possuem conselhos ou sindicatos específicos que divulgam essa informação, como OAB, CREA, CRM, etc.
Aqui estão os principais sites onde você pode obter informações:
Caso tenha dificuldade em encontrar o salário desejado, faça uma simples busca no Google. Exemplo de busca: agronomia piso salarial
SiSU 2024
Veja, abaixo, quais são as 10 universidades com mais vagas no SiSU 2024:
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro: 9.240 vagas
UFF - Universidade Federal Fluminense: 8.788 vagas
UFPB - Universidade Federal da Paraíba: 7.750 vagas
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte: 7.186 vagas
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco: 7.012 vagas
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais: 6.309 vagas
UFC - Universidade Federal do Ceará: 6.278 vagas
UFBA - Universidade Federal da Bahia: 6.170 vagas
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba: 5.988 vagas
UFMA - Universidade Federal do Maranhão: 5.884 vagas
Profª Drª Stella Grimaldi
Psicopedagoga - ABPp 12208