top of page
Pirâmide humana

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A contabilidade busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, resultado da globalização da economia, todos os agentes que interferem diretamente nas empresas querem e precisam conhecer a real situação daquela empresa em questão. Esses agentes podem ser clientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e até mesmo os empregados. Todos esses agentes buscam primeiro o conhecimento da empresa, para depois realizar seus negócios.


A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado em ciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão.


O mercado para os contabilistas é muito amplo, já que praticamente todas as empresas no país precisam mensurar seus dados para a Receita Federal. Além disso, os serviços de consultoria para empresas que possuem ações em bolsas de valores crescem significativamente, uma vez que os acionistas precisam saber da verdadeira situação de seus negócios.


O curso dura, em média, 4 anos. Nos primeiros semestres são estudadas disciplinas mais básicas e com o passar do tempo, o estudante vai se deparando com áreas mais específicas.

O Curso

No Brasil, o curso de Ciências Contábeis oferece formação sólida em contabilidade, auditoria e finanças. Os alunos estudam práticas contábeis, legislação tributária e análise financeira, com ênfase em precisão e ética. O curso prepara para atuar em empresas, escritórios de contabilidade e órgãos reguladores, oferecendo ferramentas para a gestão eficaz de recursos e conformidade fiscal.

Mercado de Trabalho

  • Necessidade constante de conformidade com regulamentações fiscais e tributárias.  

  • O crescimento da digitalização e automação dos processos contábeis.  

  • Alta demanda por contadores em pequenas e grandes empresas.  

Desafios e Perspectivas

A profissão de Ciências Contábeis enfrenta desafios relacionados à constante mudança nas regulamentações fiscais e ao avanço da tecnologia. A digitalização traz a necessidade de adaptação às novas ferramentas e métodos. As perspectivas são positivas, com uma demanda sólida por profissionais qualificados em um mercado que valoriza precisão e conhecimento atualizado.


Áreas de Especialização

  • Auditoria Fiscal: Especialização das ciências contábeis onde o profissional atua registrando, documentando e conferindo os registros financeiros da empresa tais como lucros, despesas e impostos.

  • Gestão Patrimonial: O profissional de ciências contábeis especializado em gestão patrimonial atua contabilizando e atualizando o patrimônio da empresa. O controle realizado por esse profissional é fundamental na hora de se avaliar o valor de mercado de uma empresa e também para calcular a depreciação dos bens.

    • Licenciatura em Ciências Contábeis: O profissional também pode fazer uma especialização para poder dar aulas em cursos de ciências contábeis, matemática, economia e administração de empresas.

Pontos positivos

As Ciências Contábeis oferecem uma base sólida para trabalhar em diversas áreas financeiras, como contabilidade, auditoria e consultoria tributária. A demanda por contadores é alta e estável, uma vez que todas as empresas e organizações necessitam de serviços contábeis. A profissão pode proporcionar um caminho claro para o avanço na carreira, com oportunidades para especializações e certificações adicionais. Além disso, a contabilidade é uma área bem remunerada, especialmente para profissionais com experiência e qualificações avançadas.

Pontos negativos

O trabalho na área contábil pode ser marcado por alta carga de trabalho e pressão, especialmente durante períodos de fechamento fiscal e auditorias. A rotina pode envolver a realização de tarefas detalhadas e a necessidade de garantir a precisão em relatórios e conformidades regulatórias, o que pode ser estressante. Além disso, a profissão pode exigir atualização constante com mudanças nas leis e regulamentos fiscais, o que pode demandar investimento em cursos e treinamentos contínuos.

Instituição de Ensino

Região Sudeste

Espírito Santo: UFES

Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-MG, Uni-BH,

UFSJ, UFVJM, UFU, UFV

Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, Estácio, UFF

São Paulo: USP, PUC-SP, Mackenzie, PUC-

Campinas, Unip


Região Centro-Oeste

Distrito Federal: UnB, UCB, Uni-DF, Uniceub

Goiás: UFG, UEG, PUC-Goiás, Alfa, Fanap

Mato Grosso: UFMT, Unemat

Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD, UEMS


Região Nordeste

Alagoas: UFAL, Uneal

Bahia: Uneb, Uefs, Uesc, FIB, UFBA, Uesb

Ceará: UFC

Maranhão: UFMA, Uniceuma

Paraíba: UFPB, UFCG, UEPB

Pernambuco: UFPE

Piauí: Uespi, UFPI

Rio Grande do Norte: UFRN

Sergipe: UFS


Região Norte

Amazonas: Ufam

Pará: UFPA

Rondônia: UNIR

Roraima: UFRR

Tocantins: UFT


Região Sul

Paraná: UFPR, UEL, PUC-PR, UEM, UEPG

Rio Grande do Sul: UFRGS, PUC-RS, Unipampa,

Ulbra, Feevale

Santa Catarina: UFSC

bottom of page